Blog

RENATA CORDEIRO



Alemanha romântica! E muito!!

Quando se pensa em romantismo nossos sonhos voam para Itália e França à luz de velas. Mas você sabia que na Alemanha existe um rota de nome Romantische Strasse? E olha… faz jus ao nome!

montagem mapas Alemanha

 

Ao buscar um lugar para uma viagem açucarada nem imaginei que esse seria o meu destino. Estuda roteiros daqui e dali a única exigência era passar para ver meu afilhado Gabriel que mora perto de Frankfurt. Pois não é que descobrimos essa rota linda?!

O caminho engloba 27 cidades em pouco mais de quatrocentos quilômetros e as melhores opções são viajar de carro (se der alugue um conversível) ou moto – e além do GPS pode seguir as placas marrons- ou seguir de bike num percurso de quatrocentos e sessenta quilômetros.

Lógico que esse caminho tão curto pode ser feito em um dia mas quem prefere os beijos longos e acalorados ao “estalinho” vai parar nas principais cidades, dormir nos hotéis de charme e desfrutar da natureza e da arquitetura medieval.

São muitos “residenz” que é um palacete residência dos nobres,” schloss”, que é um castelo e “festung” ou fortaleza. De todas as épocas e belezas, que englobam cada sonho.

Wurtzburg (pertinho de Frankfurt) é o ponto de partida e tem o Residenz como destaque. Daí cada um vai buscando a cidadezinha que melhor lhe parece mas Rothenburg Ob Der Tauber é simplesmente imperdível! Parece que você está num conto de fadas! Toda murada essa cidade de contos de fada dá a impressão de que a qualquer momento você vai encontrar com princesas, príncipes e cavalos bravios no meio da rua.

VIAGEM EUROPA 2011 137T_corte

Descendo ainda mais você encontra a jóia da coroa: O Castelo de Neuschwanstein em Fussen! Dizem que foi esse castelo que inspirou o da Cinderela de Walt Disney! Sei que é lindíssimo por fora e foi, disparado, o castelo mais bonito que já vi por dentro com destaque para a sala do trono, de quinze metros de altura com teto em azul intenso e dourado. Além disso ele fica numa região perto dos Alpes e dos lagos e a paisagem é arrebatadora.

RENATA FOTOS 2 2011 036T

A história do castelo também é incrível. Na metade do século XIX o Rei da Baviera Ludovic II quase faliu o reino para concretizar seu desvario. Com cômodos inspirados na obra de Richard Wagner e gastos absurdos acabou destronado e decretado louco. No dia seguinte, saíram num passeio, ele e o médico que o diagnosticou – sem examiná-lo anteriormente. Horas depois apareceram mortos por afogamento num lago que nem chegava com água à cintura. Suspeita-se de assassinato mas isso é outra história…

Na minha história fica o romantismo e a beleza da Alemanha, o encantamento da arquitetura, o canto dos pássaros que me acompanharam por todo o caminho e o deleite de conhecer esse cenário lúdico e mágico!

montagem alemanha romantica

Richard Wagner escreveu sobre Ludovic II: “Ah, é tão elegante e inteligente, emotivo e encantador, que temo que sua vida derreta neste mundo vulgar como um sonho fugaz dos deuses”

Compartilhe:Email to someoneShare on FacebookPin on PinterestGoogle+Tweet about this on Twitter

Posts Relacionados