Blog

RENATA CORDEIRO



Falar bem: passo seguro para o sucesso!

Tem gente que reclama de não chegar ao cargo que almeja apesar de todo conhecimento que tem na área, outros não conseguem se expressar, outros ficam naquela ladainha…:
-Ninguém presta atenção no que digo!
Por que será?? Se for uma constante pode ser que o erro não seja de todos ao seu redor. Considere, apenas pense no assunto: o erro pode ser seu.
Existem muitos fatores pra que esse ruído na comunicação aconteça e você não consiga fazer chegar a mensagem que quer a quem você deseja. Tente analisar, pergunte a um amigo – amigo é o único que pode e tem coragem de falar as verdades – ou grave uma reunião ou tentativa de apresentar projeto. Ouça e veja o que sente.
Se for ruim, é hora da gente sentar juntos e mudar sua vida pra melhor!
Vamos começar com lições que podem simplificar nossas vidas: evitar plurais!
Sim, nem todos temos o português perfeito e na hora de falar em público ou numa entrevista você vai unir as dificuldades da nossa gramática ao nervosismo e ao conteúdo? Pra que te sobrecarregar?
Corte o que pode! O plural pode ser um deles!!
Ao invés de “nós vamos projetar lucros” ou “projetaremos lucros”que tal “a gente vai projetar”? Não fica mais fácil e claro? Coloquial sem ser grosseiro? Se acha que tá muito informal que tal: “uma das tarefas é projetar os lucros” ou “passo um: projetar lucros” -assim você até passa pelo plural mas não precisa pensar em verbos e conjugações.
Revise seu texto e veja quantas vezes você complicou com palavras ou verbos que poderia ser simplificados!
Vai por mim ninguém gosta de papo difícil! O queremos ouvir é uma explanação simples e com conteúdo!!

Compartilhe:Email to someoneShare on FacebookPin on PinterestGoogle+Tweet about this on Twitter

Posts Relacionados