Blog

RENATA CORDEIRO



Onde coloco as mãos?

A pergunta é tão comum que até colegas com anos de televisão, rádio e jornal, me perguntam. Quando você faz uma palestra ou dá uma entrevista sentada fica mas fácil mas e quando a conversa é em pé?
Aí as coisas complicam… e muito.
Se você não tiver uma boa postura – alguém ainda tem isso? – fica todo torto no palco ou no vídeo, passando desleixo e falta de confiança.
Imagem vale mais do que mil palavras, lembra??
Então vamos resolver isso!! Pés postados em paralelo ajudam muito a manter seus ombros mais retos. Se você costuma deixar os joelhos jogados pra trás, cuidado!! Ficará com as pernas arcadas e a barriga pra frente.
Bom… mas e as mãos? Uma caneta pode ser o seu maior amigo nessas horas. Passando de uma mão para a outra você vai tê-las ocupadas e com naturalidade. Outra dica é mexer sempre os dois braços, as duas mãos. Você já reparou que tem entrevistado que parece ter paralisia num dos braços por que o coloca, talvez, no bolso, e só desloca o outro. Fica muito estranho!
Solte-se. Seja natural mas evite passar as mãos na altura do rosto (você vai tampar a boca ou a sua expressão facial), e em caso de entrevista com microfone de lapela, evite tocar o corpo na altura do peito pra não bater no captor de áudio.
Mais dicas nos próximos posts, ok?! Juntos vamos ter mais sucesso!!

Compartilhe:Email to someoneShare on FacebookPin on PinterestGoogle+Tweet about this on Twitter

Posts Relacionados