Blog

RENATA CORDEIRO



Vamos reaprender a torcer e jogar futebol?

A torcida do Borussia Dortmund me emociona sempre quando o jogo é no seu estádio, o Westfalenstadion. Cantam com fervor, agitam bandeiras, se exibem na arquibancada em amarelo e preto mas hoje, contra o Mainz, houve um silêncio absoluto.

time-do-borussia-dortmund-presta-homenagem_by
Imagine oitenta mil torcedores calados. E com o time vencendo.
É que no intervalo dois torcedores sofreram ataques cardíacos. Um morreu imediatamente e o outro conseguiu ser ressuscitado e foi levado para o hospital. Por respeito as bandeiras foram enroladas, fizeram silêncio por todo o segundo tempo e não saíram da linha nem na hora do gol! No fim ainda cantaram a típica “You’ll Never Walk Alone” num ritmo mais lento, numa homenagem ouvida e acompanhada pelos jogadores dos dois times.
Meu relato não te transporta para a força dessa imagem. Foi de chorar.
E foi no mesmo dia em que vi o Palmeiras vencer o São Paulo. Fiquei pensando se acontecesse algo assim num clássico de muita rivalidade no Brasil. Você acha que a torcida adversária respeitaria? Ou faria música fazendo piada com a morte do torcedor adversário?
Nem morte se respeita em estádio de futebol no nosso país e isso mostra o quanto pouca coisa – ou nenhuma, tem importância por aqui. Será que chegamos ao ponto em que estamos econômica e politicamente à toa?!
Com certeza não chegamos aos 7×1 à toa! Ainda não aprendemos que conjunto vale mais do que individualidade, não aprendemos que isso só vem com o tempo e um trabalho contínuo de treinamento – e pra isso precisa dar tempo ao treinador – e ainda não aprendemos que quem joga lá na frente também tem que marcar.
Quando vejo um jogo do campeonato alemão, principalmente, mas não só do Bayern, penso no quanto nós, “o país do futebol” temos a aprender com os alemães. Alguns me dizem que é uma questão de cultura mas quero acreditar que ainda podemos aprender, não copiar, mas aprender o que eles tem de bom.
Na questão do futebol ou na economia e na política.

torcida_borussia dortmund_globoesporte.globo_by

Compartilhe:Email to someoneShare on FacebookPin on PinterestGoogle+Tweet about this on Twitter

Posts Relacionados